MUITO MAIS INN . . .

INFORMATIVONOSSONEWS . . .

online

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tatui e Região - Tatuí acaba de registrar primeiro caso do ano da gripe H1N1




Tatuí registra primeiro caso de gripe H1N1
Vacinação é intensificada – Idosos e gestantes devem comparecer aos postos de saúde

Tatuí registrou esta semana o primeiro caso de H1N1. A doença gera crise respiratória aguda e pode levar a morte. A paciente ainda inspira cuidados, está hospitalizada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), da Santa Casa de Tatuí. Porém, não corre risco de morte. Ela tem 61 anos e está incluída no chamado grupo de risco prioritário, que se estende aos doentes crônicos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, parturientes e idosos (pessoas com mais de 60 anos). Justamente, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação gratuita contra a gripe, que segue até o final do mês, gratuitamente, nos postos de saúde.
Cartazes e panfletos especiais serão distribuídos aos cidadãos, explicando a importância da vacinação. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. “A vacinação anual contra influenza é uma das medidas utilizadas para se prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e, é capaz de promover imunidade efetiva e segura durante o período de circulação sazonal do vírus”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa.
O pico de casos de H1N1 em Tatuí foi em 2009, durante epidemia mundial da doença, com 47 casos suspeitos e 18 positivos. Desde então, 22 casos suspeitos foram registrados, porém sem nenhuma confirmação.  
A meta de imunização para 2013 é de pelo menos 80% das populações consideradas de risco. Os dados mostram que três dos cinco grupos já superaram o mínimo preconizado, doentes crônicos (86%), crianças de seis meses a dois anos (83%) e parturientes (94%). Porém, gestantes (69%) e idosos (71%) ainda não atingiram o percentual estabelecido. “Essas pessoas precisam comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua casa para se vacinar, pois esse é um direito que pode salvar muitas vidas”, argumentou o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso.  
Além da vacinação, outros hábitos simples de higiene são fundamentais para evitar o contágio: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool gel, não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; evitar aglomerações ou espaços com pouca ventilação, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter alimentação saudável e constante hidratação.

Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38 ou 39 graus, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação. 
Alexandre Scalise
Comunicação - Prefeitura de Tatuí
Créditos Fotos
Comunicação Tatuí - Evandro Ananias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARCOIRIS EFEITO

2leep.com

QUAL É A SUA ?

QUAL É A SUA ?
TESTE JÁ ! CLIQUE NA IMAGEM . . .

VISITE O SITE DOS MANOS

VISITE O SITE DOS MANOS
12 anos com a garantia dos manos !

MUITO GRATO POR SUA VISITA . . .

IP