MUITO MAIS INN . . .

INFORMATIVONOSSONEWS . . .

online

domingo, 17 de março de 2013

BRASIL - Empregos e Pnud: Brasil bem na fita

Palavras Diversas
Apesar da economia brasileira ter tido crescimento apenas razoável no último ano,  desenvolvimento social tem se destacado.  Não por acaso: resultado do aumento do investimento em políticas sociais, que reduziram a pobreza a níveis nunca antes testemunhados, segundo a Pnud

Esta semana duas notícias, muito importantes, comprovaram, mais uma vez, o acerto do caminho escolhido pelo Brasil pós 2003.
Apesar de crises econômicas que, desde 2008, atormentam o planeta e estremecem os pilares da economia de países ricos, Brasil, América Latina e emergentes, apresentam resultados favoráveis para o desenvolvimento social de suas populações.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil figura entre os países que alcançaram resultados históricos, nunca antes alcançado, no combate à miséria e à pobreza extrema.
A ONU considera o Bolsa Família um exitoso instrumento de política pública de diminuição da pobreza e conduz o país para o centro do palco das experiências bem sucedidas nesta área.

Confira trecho publicado na Agência Brasil:

"Com um crescimento de 24% no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desde 1990, o Brasil está entre os 15 países que mais conseguiram reduzir o déficit no índice que mede o desenvolvimento humano de cada país. Os dados estão no relatório de Desenvolvimento Humano 2013, lançado hoje (14) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e levam em conta dados do ano de 2012.

O Brasil manteve a colocação de 2011, ficando em 85º lugar, entre os 187 países avaliados. A posição coloca o Brasil entre os países com desenvolvimento humano elevado, com IDH de 0,730. Noruega, Austrália e Estados Unidos são os primeiros colocados. Na outra ponta aparecem, a República Democrática do Congo, destruída por conflitos internos, e o Níger, como os países com menor pontuação no IDH. O ranking avalia o desenvolvimento humano dos países em 3 dimensões: vida longa e saudável, acesso à educação e padrão decente de vida.
O relatório destaca a ascensão dos países do Sul, com destaque para Brasil, Chile, Índia e China. De acordo com o estudo, estes países estão “remodelando a dinâmica mundial no contexto amplo do desenvolvimento humano”.
“O relatório mostra que alguns países adotaram modelos de desenvolvimento com maior destaque para a participação do Estado e políticas de transferência de renda que tiveram um resultado histórico”, disse o representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, que considera o Brasil um dos protagonistas dessa mudança."
Em outra matéria da Agência EFE, republicada pelo portal Terra, pesquisas indicam que o Brasil liderará a criação de empregos na América Latina e apresentará, em 2013, um dos maiores índices mundiais de crescimento na geração de postos de trabalho:

"Pesquisa: Brasil liderará criação de emprego no continente em 2013

O Brasil liderará a criação de emprego no segundo trimestre de 2013 no continente americano, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela empresa americana de consultoria Manpower.
De acordo com a consulta, elaborada em 42 países e territórios do mundo, dez deles na América, a oferta de emprego no Brasil crescerá 30%. No continente, também aparecem com destaque Panamá (25%), México (18%) e Peru (17%).
[...]Enquanto isso, na região da Ásia e do Pacífico o país que liderará o crescimento da demanda de trabalhadores de abril a junho é Taiwan, com 33%, seguido de Índia (30%), Nova Zelândia e Japão (23%), China (18%), Cingapura (17%), Hong Kong (9%) e Austrália (8%).
Os 24 países consultados na Europa, no Oriente Médio e na África são liderados pela Turquia, com 18%, seguida por Israel (13%) e Bulgária (12%), enquanto nos últimos lugares estão Holanda (5%), Itália (10%) e Espanha (11%)."Estas notícias apresentam um país sadio, caminhando a passos largos para eliminar mazelas sócio-econômicas históricas.
Também servem para contradizer pessimistas ou analistas da má fé, aqueles que, apesar dos bons ventos, pregam o caos e a desesperança como arma política.

O Brasil retratado nestas duas matérias, apresenta-se como um país a caminho de um crescimento econômico mais vigoroso e reafirma os ganhos sociais de uma enorme parcela de esquecidos.
Estes resultados se aceleraram no após a chegada de Lula ao governo e são marcas incontestes de sua era e do governo Dilma.

O Brasil aponta para o futuro próximo como porto seguro para investimentos e geração de empregos.
Mas também revela uma recente imagem positiva quando visto pelo retrovisor, segundo revelou o Pnud.
Posted by

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARCOIRIS EFEITO

2leep.com

QUAL É A SUA ?

QUAL É A SUA ?
TESTE JÁ ! CLIQUE NA IMAGEM . . .

VISITE O SITE DOS MANOS

VISITE O SITE DOS MANOS
12 anos com a garantia dos manos !

MUITO GRATO POR SUA VISITA . . .

IP