MUITO MAIS INN . . .

INFORMATIVONOSSONEWS . . .

online

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

TATUÍ e REGIÃO - Carnaval 2013 começa nesta sexta-feira, na Praça da Matriz





Programação itinerante chega a quatro bairros com trio-elétrico e diversas atrações

Depois da abertura da exposição cultural, da escolha da corte e dos esquentas realizados no Projeto Música na Praça, começa oficialmente nesta sexta-feira, 8, a programação do Carnaval 2013 em Tatuí. 
O conceito escolhido para o ano é a salada carnavalesca, em alusão à mistura de diferentes atrações, referências, estilos e ritmos que irão marcar a programação. O palco central das comemorações será a Praça da Matriz, que receberá blocos, escolas de samba, grupos de pagode, cantores de axé, além do tradicionalíssimo Cordão dos Bichos que não poderia ficar de fora da festa. A agenda vai de 8 a 12 de fevereiro, sempre com atrações gratuitas.
A abertura, na sexta-feira, 8, trará o DJs carnavalesco Phill, banda Lexo e premiação para as melhores fantasias. Já no sábado, 9, destaque para a Banda do Bonde, encontro de pagode com vários grupos do município (Kipresença e Leva Neguinho – já confirmados) e show com Jana Lima. No domingo, 10, a Rua 11 de Agosto se transformará na passarela do samba, com desfile da corte do Carnaval, Cordão dos Bichos, blocos carnavalescos e de abadás, além da convidada especial Mocidade Independente de Itu, e do show com o grupo Balakubaka. Na segunda, 11, espaço para o DJ Fio, show com Aruan e Rodrigo Tigre, além da banda Bora Viver. O encerramento da festa, na terça, 12, terá novo desfile, desta vez com a participação da escola de samba Corações Unidos de São João Novo, de São Roque, e show com Jullyana Ramalho.
As matinês acontecem de sábado a terça-feira, também na Praça da Matriz, a partir das 16h, com concurso de fantasias, animadores e brincadeiras para toda garotada.
Para garantir a segurança dos foliões, 40 seguranças estarão disponíveis para atender a população, com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar – que disponibilizará uma força tática especial para as festividades no município.
Uma das novidades previstas inclusive no plano de governo do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, é o caráter itinerante da folia, que chegará em 2013 a quatro bairros da cidade. O Carnaval Delivery levará trio-elétrico, com aeróbica carnavalesca e animadores para a Vila Angélica, no sábado, 9, Santa Rita, no domingo, 10, Distrito de Americana, na segunda, 11, e Vila Dr. Laurindo, na Praça Ayrton Senna, na terça-feira, 12, sempre das 14h às 17h. “Tatuí é a Capital da Música, tem muita tradição carnavalesca e não poderia ficar sem essa festa. Faremos uma programação com artistas regionais, mas com muita qualidade, privilegiando inclusive os grupos e blocos da nossa própria cidade, porém com economia. Teremos um Carnaval familiar que terá como meta proporcionar lazer e entretenimento à população, além de estimular o comércio local”, finalizou o prefeito.

Retiros
A Prefeitura também vem colaborando com diversas denominações religiosas, que utilizam o período carnavalesco para promoção de retiros e ciclos de celebrações, seja na liberação de espaço físico, transporte e outras formas de incentivo.
Tatuí inicia ação contra a AIDS no período carnavalesco


Leques e preservativos serão distribuídos – Número de casos cresceu em 2012

A Prefeitura de Tatuí já iniciou seu trabalho de conscientização quanto aos riscos da AIDS, no período de Carnaval. A equipe de Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, participou da 34ª edição do Baile Vermelho e Preto, distribuindo leques informativos e camisinhas. A ação será estendida à programação oficial do Carnaval no município, que acontece de 9 a 12 de fevereiro.
A iniciativa tem como meta reforçar o esclarecimento à população sobre as forma de prevenção e contágio da doença. O município dispõe hoje de uma equipe multidisciplinar, que atua em caráter preventivo e também no atendimento aos pacientes soropositivos, composta por dois médicos infectologistas, uma enfermeira, um ginecologista, uma nutricionista, uma pediatra, uma auxiliar de enfermagem, uma psicóloga, uma visitadora sanitária, uma farmacêutica, uma auxiliar de limpeza, além de um motorista – além de outros profissionais, como dentista e fisioterapeuta.
Uma das novidades é a implantação do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA), que realiza inclusive o teste rápido e, em caso positivo, o teste apurado de confirmação – com absoluto sigilo. “Após a análise clínica, verificasse a necessidade de medicação e há também o acompanhamento psicológico que é muito importante. O Centro também disponibiliza distribuição gratuita de medicamentos”, explica Marilu Rodrigues da Costa, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. 
O CTA fica na rua Monsenhor Magaldi, 296 – Centro (próximo à Santa Casa). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8855.

Números
O ambulatório DST/AIDS tem hoje cadastro de 1090 prontuários, dos quais 522 pacientes e os demais se dividem entre comunicantes, hepatites e acidentes com material biológico, além de portadores de outras doenças sexualmente transmissíveis. Só no ano passado, 55 casos foram registrados, quatro casos a mais do total acumulado dos três anos anteriores, 2009, 2010 e 2011 – que tiveram média de 17 casos a cada 365 dias. Do total de casos do ano passado, 65% referem-se a homens que relataram relacionamento homossexual. Desde 1984, 522 casos de HIV foram notificados no município. O pico aconteceu entre 2003 e 2005, com total de 91 registros, mais de 30, em média, por ano.
Fotos
Crédito: Comunicação Tatuí - Evandro Ananias

Alexandre Scalise
Comunicação - Prefeitura de Tatuí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARCOIRIS EFEITO

2leep.com

QUAL É A SUA ?

QUAL É A SUA ?
TESTE JÁ ! CLIQUE NA IMAGEM . . .

VISITE O SITE DOS MANOS

VISITE O SITE DOS MANOS
12 anos com a garantia dos manos !

MUITO GRATO POR SUA VISITA . . .

IP